Publicação em destaque

quinta-feira, 18 de julho de 2019

Aniversário de Nelson Mandela


NELSON MANDELA

[África do Sul, 18 de Julho 1918 – 5 Dezembro 2013]

Tudo o que eu pudesse dizer em abono deste homem superior, que escolheu a tolerância quando teria sido tão fácil optar pelos caminhos do ódio, após a libertação do cárcere onde passou grande parte da sua vida (27 anos) seria escasso e soar-me-ia sempre a pouco. Chamei-lhe homem superior no sentido da sabedoria que ele próprio adquiriu nos bons e nos maus momentos da sua vida e da luta do seu povo, porque, como disse, “uma boa cabeça e um bom coração formam sempre uma combinação formidável.” Este homem foi capaz de se dominar e superar, porque só ele era o “capitão” da sua alma.
Ele foi o líder único que promoveu a coragem onde havia medo, o acordo onde existia conflito.

Ele soube inspirar esperança onde havia tanto desespero e revolta, legítimos, contra o racismo e a opressão.
Ele foi o homem que corporizou a luta contra o mais desumano e injusto sistema político ‒ o apartheid.
Ele sabiamente conduziu o seu povo à liberdade, tendo dele recebido a maior prova de confiança, que poderia esperar, ao ser investido no cargo supremo de primeiro Presidente da África do Sul livre e democrática.
Finalmente, este foi o homem que o mundo respeitou e que a Academia Sueca reconheceu como o justo vencedor do Prémio Nobel da Paz de 1993.

Para mim Nelson Mandela foi e continua a ser o maior líder político e moral do nosso tempo. E, como as suas palavras nunca foram ocas nem vãs, nada melhor do que transcrever alguns dos seus pensamentos, para que as novas gerações que não o conheceram saibam que, mesmo em tempos como os que vivemos, onde os valores e a ética parece estar ausentes, o exemplo de Nelson Mandela continua a ser como um farol na noite escura.

"Os ideais que acalentamos, os nossos sonhos mais íntimos e as nossas esperanças mais ardentes podem não ser concretizados no nosso tempo de vida. Mas isso não é o mais importante. A consciência de termos cumprido o nosso dever e de termos estado à altura das expectativas dos nossos contemporâneos é em si mesma uma experiência gratificante e uma conquista magnífica"

"Quando penso no passado, no tipo de coisas que me fizeram, sinto-me furioso, mas, mais uma vez, isso é apenas um sentimento. O cérebro sempre domina e diz-me: tens um tempo limitado de estadia na Terra e deves tentar usar esse período para transformar o teu país naquilo que desejas.”

“A educação é o grande motor do desenvolvimento pessoal. É através dela que a filha de um camponês se torna médica, que o filho de um mineiro pode chegar a chefe de mina, que um filho de trabalhadores rurais pode chegar a presidente de uma grande nação.”
“Nenhum poder na Terra é capaz de deter um povo oprimido, determinado a conquistar sua liberdade.”

No final da sua vida, Nelson Mandela pôde, por fim, repousar. Simplesmente cumpriu o que disse:

“A morte é inevitável. Quando um homem fez o que considera seu dever para com seu povo e seu país, pode descansar em paz.”

(mts)



Sem comentários: