Publicação em destaque

domingo, 24 de novembro de 2013

Adão e Eva

Olhámo-nos um dia,
E cada um de nós sonhou que achara 
O par que a alma e a carne lhe pedia.

- E cada um de nós sonhou que o achara...
E entre nós dois 
Se deu, depois, o caso da maçã e da serpente, 
... Se deu, e se dará continuamente:

Na palma da tua mão, 
Me ofertaste, e eu mordi, o fruto do pecado.

- O meu nome é Adão...

E em que furor sagrado 
Os nossos corpos nus e desejosos 
Como serpentes brancas se enroscaram, 
Tentando ser um só!

Ó beijos angustiados e raivosos 
Que as nossas pobres bocas se atiraram, 
Sobre um leito de terra, cinza e pó!

Ó abraços que os braços apertaram, 
Dedos que se misturaram!

Ó ânsia que sofreste, ó ânsia que sofri, 
Sede que nada mata, ânsia sem fim! 
- Tu de entrar em mim, 
Eu de entrar em ti.

Assim toda te deste, 
E assim todo me dei:

Sobre o teu longo corpo agonizante, 
Meu inferno celeste, 
Cem vezes morri, prostrado... 
Cem vezes ressuscitei 
Para uma dor mais vibrante 
E um prazer mais torturado.

E enquanto as nossas bocas se esmagavam, 
E as doces curvas do teu corpo se ajustavam 
Às linhas fortes do meu, 
Os nossos olhos muito perto, imensos 
No desespero desse abraço mudo, 
Confessaram-me tudo! 
...Enquanto nós pairávamos, suspensos 
Entre a terra e o céu.

Assim as almas se entregaram, 
Como os corpos se tinham entregado. 
Assim duas metades se amoldaram 
Ante as barbas, que tremeram, 
Do velho Pai desprezado!

E assim Adão e Eva se conheceram:

Tu conheceste a força dos meus pulsos, 
A miséria do meu ser, 
Os recantos da minha humanidade, 
A grandeza do meu amor cruel, 
Os veios de oiro que o meu barro trouxe...

Eu os teus nervos convulsos, 
O teu poder, 
A tua fragilidade, 
Os sinais da tua pele, 
O gosto do teu sangue doce...

Depois...

Depois o quê, amor? Depois, mais nada, 
— Que Jeová não sabe perdoar!

O Arcanjo entre nós dois abrira a longa espada...

Continuámos a ser dois, 
E nunca nos pudemos penetrar!

José Régio

In Poemas de Deus e do Diabo


Gustav Klimt: Adão e Eva

Sem comentários: