Publicação em destaque

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Fotografias com História - Camille Claudel

Camille Claudel é o nome artístico de Camille Athanaïse Cécile Cerveaux Prosper (Aisne, 8 de dezembro de 1864 - Paris, 19 de outubro de 1943), escultora francesa, que teve um intenso caso de amor com Rodin e uma vida trágica.

Desde menina, revelou um talento precoce, que o pai, apesar da oposição da mãe, alimentou, proporcionando-lhe os estudos adequados.
Aos 17 anos, Camille deixou a casa e partiu para Paris, perseguindo o sonho de vir a ser uma grande escultora. Inscreveu-se na Academia Colarossi, uma escola que formava artistas escultores, onde teve como professores, primeiro Alfred Boucher e depois Auguste Rodin. São dessa época as obras, La Vieille Hélène ( coleção particular) ou Paul à treize ans, que impressionam muito positivamente Rodin, a ponto de a convidar a trabalhar no seu ateliê particular, em 1885.

Existe alguma incerteza quanto aos trabalhos que Camille executava, mas, pensa-se, que, na sequência das grandes encomendas que Rodin recebeu, a ela estavam destinados os trabalhos mais difíceis, como os pés e as mãos das esculturas destinadas a figuras monumentais (em particular La Porte de l’Enfer). Era um período experimental para Camille, em que assimilava a teoria dos perfis e compreendia a importância da expressão. Paralelamente prosseguia as suas pesquisas e realizava trabalhos, principalmente bustos e retratos, que foram expostos no Salon dos artistas franceses. Graças a Léon Gauchez, um critico e marchand belga próximo de Rodin, várias das suas obras entraram em diferentes museus franceses nos anos de 1890.

Por seu turno, Camille exerceu alguma influência sobre o seu mestre. A proximidade estilística dos dois artistas é tão grande, que, por vezes torna-se fácil confundir entre a mão de um ou do outro. A paixão eclode entre Camille e Rodin. As obras que o mestre realizou durante esse período – retratos de Camille -, como Camille aux cheveux courts, Masque de Camille e L’Éternel printemps, entre outras, revelam bem o amor que ele lhe votava. Por seu turno, Camille presta uma eterna homenagem ao seu mestre em le Buste de Rodin, que executa em 1888-89, e que é bem acolhido pela crítica do Salon.

O amor intenso vivido entre ambos teve um fim porque Rodin recusava abandonar a sua companheira, desde os tempos difíceis, Rose Beuret. Camille revelou um caráter violento e demonstrou a sua cólera nas caricaturas que fazia de ambos. Triste e deprimida, mas apostada em realizar a sua obra autonomamente, dedica-se inteiramente ao trabalho. São dessa altura as obras, La Valse (Museu Rodin) ou La Petite Châtelaine (Museu Rodin). Acusada de copiar Rodin, Camille afunda-se na depressão, que, mais tarde, a levará à loucura. 

O afastamento entre ambos culmina com a rutura em 1898. Este drama parece ter influenciado a sua famosa L’Age Mûr (Museu d'Orsay), onde a tensão dramática entre as figuras parece refletir o caráter trágico do destino humano. Passa, então a nutrir sentimentos de amor e ódio por Rodin. Os períodos paranoicos, as obsessões e mania de perseguição aumentam. Afasta-se de todos, isola-se, mal se alimenta, tem ideias de suicídio e vai vivendo quase miseravelmente das poucas obras que consegue vender, na ausência de encomendas do Estado. A inteligência e a força do seu talento foram apoiadas por alguns mecenas privados, mas não compreendidas e aceites amplamente no seu tempo. 

A morte do pai, em 1913, única pessoa, que verdadeiramente a tinha amado e apoiado sempre, contribuiu inexoravelmente para a agudização do estado de Camille, que acabou por ser internada pela família no asilo de Ville-Evrard, onde viveria 30 anos, até à sua morte em 1943, com quase 79 anos.

Terminava assim, brutalmente, a carreira brilhante de Camille Claudel.

Quando Camille foi internada, já Rodin estava velho, a I Guerra Mundial tinha deflagrado, mas o seu amor por Camille não se tinha extinguido. Foi por decisão sua que o museu que viria a ter o seu nome e a obra legada ao Estado francês, foi criado um espaço de exposição exclusivamente dedicado às obras de Camille Claudel. 

A paixão e a arte, que os tinham aproximado, ficaram para sempre unidas no Musée Rodin, em Paris, até aos dias de hoje.

Camille Claudel

Auguste Rodin

Rodin por Camille Claudel

Camille Claudel, L’Âge mûr, 1893-1900,

Camille esculpea  sua obra "Sakountala", exposta e premiada em 1888

 La Valse

Dana

La vague

L' Abandon
 
L´Abandon, grande modelo em bronze

Camille Claudel, em foto de 1929, posa para foto no hospital psiquiátrico

Camille-Claudel-par-elle-même

2 comentários:

catarina disse...

A minha escultora preferida. Toda ela é PAIXÃO, levou a paixão ao limite e conheceu as suas margens. Sublime!

mtsfs disse...

A nossa escultora preferida.
Quando estava a escrever lembrei-me de ti, filha.
Tanta coisa que nos continua a unir.